Aula 5 | AutoCAd | MVTA

 

  16/03/2023

Sumário

Modelação de superfícies.
Introdução às Linguagens de Programação - Autolisp - Adaptação de uma rotina programada.

 

 

COMANDOS

  • TRIM ( "facas que delimitam a fatia de queijo que se quer") ;
  • ERASE (borracha) ;
  • MATCHPROP (as propriedades copiadas de uma layer podem ser replicada(s) noutra(s) layer no plano);
  • RULESURF ( criação de uma superfície limitada por duas linhas)  

Processo de representação (síntese)

  1. Descarregar o ficheiro fornecido pela professora;
  2. Criar 10 novas layers;
  3. Desligar layers que nao sao necessárias com o comando LAYISO;
  4. Colocar as curvas de nível nas cotas corretas;
  5. unir as curvas de novel com o comando rulesurf.
 

Representação 2D > 3D em AutoCAD  

 
1. Ir a pagina da docente (http://home.fa.ulisboa.pt/~smachado/), descarregar o ficheiro DWG TERRENO PROJECTO que se encontra na secção  TERRENO .
 

 

 
 
2. Abrir o ficheiro descarregado e criar novas layers (sublinhadas na imagem a baixo).
 
 
 
 
 
3. Ao usar o comando  3DORBIT, observamos que o terreno esta suspenso, mas não tem as cotas corretas. 
 
 
 
4. Para colocar as linhas nas devidas cotas vamos selecionar as curvas de nível e os pontos vermelhos (coordenadas tiradas pelos topógrafos = coordenadas corretas) com o comando LAYISO.
 



5. Na layer 00_AUXILIARES vamos dividir as curvas de nivel de 1 em 1 metro. Para isso vamos usar o comando MEASURE > 1.
 
*usar DDPTYPE para escolher o modo de ver o ponto (usar X) 
 
 
*usar o comando REGEN para os pontos se adaptarem ao plano de visao (neste caso vai diminuir)
 
 
 
6. Com o comando LAYISO vamos selecionar as ruas, passeios, e pontos a vermelho.
*como as linhas dos passeios não se conectam teremos que as criar com base na informação que temos.
 

 
7. Na layer 00_AUXILIARE, vamos desenhar perpendiculares aos passeios junto as coordenadas vermelhas com recurso a uma PLINE, mudar a elevação das linhas, conforme a altura que esta representada junto ao ponto.



8. Fazer o mesmo processo com os restantes pontos de modo a criar uma "malha". Para criar a continuidade da estrada vamos mudar para  a layer 00_ASFALTO, e com o comando RULESURF vamos desenhar o asfalto (para desenhar o asfalto e necessário intercalar = na imagem a baixo).
 

 
*ao desenhar o asfalto com o comando e necessário ter cuidado para não cruzar ao selecionar as linhas, o resultado pode ser torcido.
 
 

 
8,1. Obtendo este resultado.