16/03/2023
Sumário
Modelação de superfícies.
Introdução às Linguagens de Programação - Autolisp - Adaptação de uma rotina programada.
COMANDOS
- TRIM ( "facas que delimitam a fatia de queijo que se quer") ;
- ERASE (borracha) ;
- MATCHPROP (as propriedades copiadas de uma layer podem ser replicada(s) noutra(s) layer no plano);
- RULESURF ( criação de uma superfície limitada por duas linhas)
Processo de representação (síntese)
- Descarregar o ficheiro fornecido pela professora;
- Criar 10 novas layers;
- Desligar layers que nao sao necessárias com o comando LAYISO;
- Colocar as curvas de nível nas cotas corretas;
- unir as curvas de novel com o comando rulesurf.
Representação 2D > 3D em AutoCAD
1. Ir a pagina da docente (http://home.fa.ulisboa.pt/~smachado/), descarregar o ficheiro DWG TERRENO PROJECTO que se encontra na secção TERRENO .
2. Abrir o ficheiro descarregado e criar novas layers (sublinhadas na imagem a baixo).

3. Ao usar o comando 3DORBIT, observamos que o terreno esta suspenso, mas não tem as cotas corretas.
4. Para
colocar as linhas nas devidas cotas vamos selecionar as curvas de nível
e os pontos vermelhos (coordenadas tiradas pelos topógrafos =
coordenadas corretas) com o comando LAYISO.
5. Na layer 00_AUXILIARES vamos dividir as curvas de nivel de 1 em 1 metro. Para isso vamos usar o comando MEASURE > 1.
*usar DDPTYPE para escolher o modo de ver o ponto (usar X)
*usar o comando REGEN para os pontos se adaptarem ao plano de visao (neste caso vai diminuir)
6. Com o comando LAYISO vamos selecionar as ruas, passeios, e pontos a vermelho.
*como as linhas dos passeios não se conectam teremos que as criar com base na informação que temos.
7. Na layer 00_AUXILIARE, vamos desenhar perpendiculares aos passeios junto as coordenadas vermelhas com recurso a uma PLINE, mudar a elevação das linhas, conforme a altura que esta representada junto ao ponto.
*ao desenhar o asfalto com o comando e necessário ter cuidado para não cruzar ao selecionar as linhas, o resultado pode ser torcido.
8,1. Obtendo este resultado.