23/02/2023
Sumário
Transformações geométricas - Desenho de sólidos tridimensionais.
COMANDOS
- DDPTYPE ( escolher o tipo de ponto) ;
- REGEN ( "escalar" ponto) ;
- DIVIDE ( divide o objeto) ;
- ROTATE ( roda o objeto) ;
- UCS ( coordenadas x,y,z,) ;
- 3DORBIT ( ajuda a observar o desenho em 3D) ;
- 3F (3DFACE) (cria faces em 3D) ;
- SHADE (coloca "textura" no solido / objeto desenhado);
- ARRAY ( repete objetos ) ;
- REC ( desenha um rectangulo, necessario colocar @ para defenir as coordenadas) ;
- EXTRUDE ( dar volume a um objeto 2D ) ;
- SUBTRACT ( retira o volume, 1- selecionar o objeto de onde se quer tirar os volumes, 2- selecionar os volumes que se quer tirar).
Processo de representação (síntese)
- Abrir nova janela, Acad ISO;
- Acionar os comandos estipulados para facilitar no desenho;
Representação 3D em AutoCAD
1. Abrir as PROPERTIES e deixar aberto para facilitar a acompanhar as linhas que se esta a desenhar.
2. Nas 3 barras, no canto inferior direito, acionar todas as propriedades. Desligar DYNAMIC IMPUT.
3. Com o comando OBJECTSNAP vamos acionar os comandos em baixo assinalados.
1ºEX. - PIRAMIDE QUADRANGULAR EM 3D
Processo de representação (síntese)
- Colocar ponto (50,50);
- Desenhar um circulo de 5 raio, dividir por 4 e rodar 20º;
- Desenhar um rectangulo, unindo os pontos resultantes da divisao;
- Desenhar 2 circulos a partir das arestas do rectangulo;
- Desenhar um triangulo a partir da uniao dos dois circulos;
- Encontrar o meio do quadrado e triangulo e desenhar uma perpendicular de 15 na interseçaõ das linhas;
- Elevar o triangulo (face) ate a perpendicular, repetir o processo com as restantes faces;
- Dar preenchimento ao solido.
Representação 3D em AutoCAD
6. Criar layer 3D FACE e colocar um ponto na coordenada 50,50.
*se usarmos o comando REGEN o ponto vai automaticamente se ajustar ao espaço de trabalho que estamos a trabalhar.
7. Fazer um circulo com 5 de raio e dividir por 4 (com o comando DIVIDE). Rodar a divisão a 20º (com o comando ROTATE).
8. Unir os 4 pontos dentro da circunferencial, antes de unir o ultimo ponto selecionar a tecla C (close) para fechar o retângulo corretamente.
9. Construir dois círculos a partir de dois vértices ate ao vértice oposto, criando entre si um triângulo equilátero (unir os pontos para criar o triângulo, antes de unir a ultima aresta ao ponto inicial usamos o comando C).
10. Para começar alevantar a nossa pirâmide quadrangular, vamos achar o meio do quadrado (base) e do triângulo (face) dividindo-os depois ao meio.
*usar imagem como referencia
11. A nossa LINE perpendicular a base, vai ter 15 de altura, sobre o ponto de interseção entre a linha amarela e a linha vermelha, vamos criar uma LINE com as seguintes coordenadas @0,0,15, fazer o mesmo processo na aresta que divide o retângulo do triângulo.
12. Para começar a dar corpo a pirâmide quadrangular, vamos mudar o plano em que estamos a trabalhar, com o comando UCS >para depois rodarmos a face triangular de modo a encontrar o vértice superior, na LINE alevantada no passo anterior (no quadrado).
13. Fazer um circulo vertical que tem inicio na aresta que divide o retângulo do triângulo.
14. Elevar a face triangular seguindo o percurso do circulo vertical ate intersetar a linha perpendicular a base retangular. Para preencher a face elevada vamos usar o comando 3DFACE (criar o plano que vamos preencher com recurso a 3 pts).
*usar o comando 3DORBIT para rodar o objeto
15. Para preencher as faces da pirâmide podemos fazer manualmente com o comando 3F (3DFACE) > 1pt - face > 2pt - vértice > 3pt - base > 2x ENTER > SHADE vai adicionar face por face a pirâmide), ou com o comando ARRAY > POLAR > 4 que adiciona automaticamente as 4 faces da pirâmide.
2ºEX. - EXTORSÃO DE UM EDIFÍCIO
Processo de representação (síntese)
- Fazer um retângulo de 24 de lado, fazer offset de 0.5;
- Extrudir o retângulo de dentro a 15, e o de fora 10;
- Subtrair o cubo de dentro;
- Fazer uma fachada regular a partir de um retângulo;
- Retirar o interior da fachada, futuras janelas.
Representação 3D em AutoCAD
16. Usar o comando POINT com as coordenadas 100,50 que vai ser o centro do quadrado. Desenhar um retângulo com o comando REC com 12 cm (do pt. central do quadrado). OFFSET de 0.5 (para fora do quadrado)
17. Com o comando EXTRUDE vamos dar altura aos retângulos, 1º o retângulo de dentro EXTRUDE > 15, e depois o retângulo de fora EXTRUDE > 10.
18. Retiramos o cubo de dentro com o comando SUBTRACT, ficando apenas a parede de fora com 10 de altura e 0.5 de largura.
19. Para adicionar uma fachada numa das faces, vamos colocar plano colado a umas das faces com o comando UCS.
20. Para iniciar a fachada vamos começar pelo ponto inferior esquerdo, desenhar um retângulo com o comando REC > @0.80,2 . Para repetir o retângulo pela fachada, vamos usar o comando ARRAY e depois mudamos as definições, 20 colunas (retângulo) por 3 andares.
21. Centrar a fachada, fazer EXPLODE nas janelas, usar comando EXTRUDE > ENTER > 10. Mover (MOVE) os retângulos obtidos de EXTRUDE para dentro do retângulo.
22. Para retirar os blocos construidos temos que usar o comando SUBTRACT, para que este comando funcione e necessário selecionar em primeiro o objeto de onde queremos subtrair (retangulo branco) > ENTER > selecionar o que queremos tirar (retângulos dentro das janelas).
* Resultado final fachada simplificada de um edifício pombalino