Aula 3 | AutoCAd | MVTA

 

  02/03/2023

Sumário

Operações booleanas sobre as formas geométricas.

                                                                                                                                             

 

COMANDOS

  • EXTRUDE ( tornar algo em 3D) ;
  • SLIDE ( cortar o objeto selecionado ) ;
  • UNION ( unir algo que foi cortado) ;
  • SCALE ( escalar algo ) ;
  • REVOLVE ( tornar um objeto 2D em um objeto 3D através de um eixo central) ;
  • DIVIDE ( divide o objeto) ; 
  • LOFT ( criação de um corpo entre linhas ).


Processo de representação (síntese)

  1. Fazer um retângulo no ponto 100,50;
  2. Extrude do retângulo;
  3. Slide um triângulo.

Representação 3D em AutoCAD  


1. Fazer um retângulo no ponto central onde se iniciou o edifício pombalino REC > 100,50 (1) > @5,5. 


2. Fazer EXTRUDE > selecionar o retângulo anteriormente desenhado > 25.



3. Para fazer o corte do triângulo no retângulo usamos o coando SLIDE > selecionar o retângulo vermelho (solido de onde queremos cortar) > 3 > selecionar as arestas do retângulo > B.


 

4. Para voltar a unir os objetos cortados anteriormente, basta mover para a localização inicial (usar coordenadas absolutas, para ser mais fácil voltar a origem) >  UNION.

 

 

3ºEX. - REVOLVE DE UM EDIFÍCIO

 

Processo de representação (síntese)

  1. Transferir a imagem do Niteroi do Arquitecto Oscar Niemeyer;
  2. Desenhar as paredes externas de um dos lados
  3. Fazer revolve 360º do desenho, para obter uma peça completa ;


4. Para fazer o revolve de um edifício, vamos necessitar de transferir uma imagem, neste caso um corte do Niteroi do Arquiteto Oscar Niemeyer, depois vamos escalar (com o comando SCALE) a imagem, com duas linhas verticais (uma no eixo e a outra no extremo).

5. Depois de escalar vamos desenhar uma das metades do edifício (eixo central > extremo esquerdo).


6. Alterar o valor dos comandos de SURFTAB1 > 24, SURFTAB2 > 24 e ISOLINES > 24 para obter uma melhor precisão da nossa superfície (c/ + pormenorização).


7. Mudar o plano, com recurso ao comando UCS, o plano vai estar assente no eixo onde iremos girar a metade desenhada.

8. Fazer  REVOLVE em torno do eixo ( REVOLVE > selecionar objeto > NEA TO > eixo central (onde se vai fazer a revolução) > 360º. 

* No meu caso não consegui fazer da maneira referida anteriormente fazendo de outro modo.

 REVOLVE > selecionar objeto (2 neste caso porque explodi as PLINES) > NEA TO > quando aparecer "Select an object:" de novo selecionamos de novo as linhas > 360.


*Podemos substituir 360 por 180.


8. Fazer  SHADE para dar sombra e efeito ao objeto.

 

9. Levantar o edifício, primeiro colocamos o plano paralelo ao eixo em que queremos rodar o edifício UCS.



10. Usar comando ROTATE para levantar o edifício.



3ºEX. - LOFT DE FORMAS GEOMÉTRICAS

 

O próximo exercícios vai ser uma torre com "formas orgânicas", aprendemos em aula que formas orgânicas realizadas por Zaha Hadid (arquiteta) afinal são mais geométricas do que nos achamos, desse modo a professora ensinou a realizar uma torre tendo como base círculos e pentágonos.

 

11. A partir do ponto POINT > 200,50 vamos desenhar o centro das circunferências, CIRCLE > 10, fazer OFFSET > 2 mais 6x. Dividir a ultima circunferência feita com o comando DIVIDE > 5 .


12. Desenhar um pentágono, unindo os pontos resultantes do DIVIDE, duplicar o pentágono  rodar 20º com ROTATE > 20º e escalar SCALE > colocar como "base point" o ponto feiro (200,50).


13. Mudar o valor em Z (cotas), começando no centro em direção a circunferência de fora, conde cada cota vai alterar de 10 em 10, usando comando MOVE > "base point"  > CENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA > 10 - 90 (ALTURA) .

 

14. Com o comando LOFT vamos dar corpo a torre, LOFT > CIRCUNFERÊNCIA BASE > CIRCUNFERÊNCIA A SEGUIR > ... depois de fazer LOFT com todas as circunferências e pentágonos damos ENTER 2x, para concluir o comando.

 

*RESULTADO DO EXERCÍCIO LOFT